Para Montessori: Escola e Comunidade são inseparáveis

Hoteaching-928637_640je descrevo um pouco como funciona a relação comunidade-escola na educação montessoriana. Na escola tradicional Montessori, os pais tem participação ativa na manutenção física da escola assim como participação ativa nas atividades da escola. Pais pintam, limpam a escola em mutirões, ajudam na organização e manutenção da biblioteca, do escritório, dos materiais didáticos, festas, participando cada um de acordo com seus dotes e disposição de tempo. Os pais tem uma carga horária de trabalho anual  a cumprir na escola constando no contrato (ca. 25 a 40 horas por família, conforme a escola) e organizam-se em grupos de suas atividades preferidas. Tudo isso fora a mensalidade em dinheiro… (Há também as “escolas modelos” estatais, onde os princípios são os mesmos só que isenta de mensalidade).

A participação ativa dos pais na Instituição, não se trata necessariamente de falta de dinheiro. Muitos pais tem uma profissão onde ganham bem, são engenheiros, médicos, empresários. Aliás todos são bem vindos à escola, também os que não são tão privilegiados financeiramente. E Porque isso? Para aprender a valorizar a escola, o trabalho do professor e principalmente para dar o exemplo a seus filhos! Exemplo de trabalho comunitário, exemplo de ser capaz de fazer, de realizar, em confiar em si mesmo, em desenvolver capacidade de liderança, exemplo de ser um membro útil a sociedade. Pais que não estão dispostos a isto não são aceitos na escola por não estarem de acordo com a pedagogia: Sim, isto é parte integrante da pedagogia! Pois as crianças também arrumam seus lugares, seus materiais, cuidam das plantas, cuidam do aquário, varrem a sala de aula, trabalham em grupo cuidando da sua escola como um lugar bom e pertencente a todos. São educados a fazer parte de um todo, de uma sociedade. À partir daí se aprende a viver em paz, respeitando o próximo, numa sociedade onde um depende do outro e é beneficiado pelo próximo. Daí vem o respeito mútuo: escola e sociedade juntas. Isto é escola. E paralelo vem o conhecimento.

Simone Clemens, pedagoga montessoriana pela associação Montessori de Aachen/Alemanha, filiada à AMI associação Internacional Montessori e especialista em superdotação na infância e adolescência pela IFLW/Alemanha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s