Paz mundial e meio ambiente na educação montessoriana

balance-15712_640Um dos pontos mais fortes da educação montessoriana é a paz. As crianças aprendem desde sempre o respeito à diversidade de opiniões para um convívio pacífico com outros seres humanos. A instituição tradicional montessoriana preza por ter crianças de várias nacionalidades e de várias crenças (se possível). A crença espiritual, as religiões estão também presentes na educação montessoriana como algo universal e individual ao mesmo tempo. Se fala sobre religiões, sem dar veridicto de certo ou errado,  afinal cada um acabará escolhendo seu próprio caminho quando for maduro o suficiente.

A idéia é ater-se não as religiões, mas as leis do universo. Focar principalmente ao fato de que o homen faz parte do planeta terra e não é o dono dele e que o planeta por sua vez, faz parte do cosmos. Daí vem o profundo respeito e a conscientização da responsabilidade do homem para com o seu meio ambiente.

Você faz parte de um sistema e tem que fazer a sua parte para que este sistema se mantenha equilibrado, caso contrário você mesmo sofrerá as consequencias.

Este princípio básico de humanidade é passado para as crianças diariamente  através de exemplos práticos. Em toda escola Montessori há um jardim ou pelo menos  um lugar significativo onde todas as crianças tem a oportunidade de plantar, ver crescer, florir e colher frutos. Viver estes fenômenos simples com respeito e conhecimento. Observar científica e detalhadamente, aprender sobre as  plantas e os animais e se conscientizar que estão vivos e que merecem respeito, é acentuado na educação cósmica montessoriana.

Na escola montessoriana sempre que possível há animais de estimação. Um cão ou gato, um aquário na sala de aula…Nem todas as casas hoje em dia tem a oportunidade de ter um cão, gato, ou qualquer bichinho de estimação. As vezes até os tem, mas não cuidam como deveriam, ou não os amam como poderiam. As crianças aprendem a cuidar, a amar a natureza e acabam por passar estes princípios naturalmente para a sua família.

Crianças montessorianas varrem o chão e limpam suas mesas? Sim, as crianças aprendem que limpar significa cuidar do seu meio.  Elas limpam e arrumam sua sala de aula: limpam e arrumam suas mesas, varrem o chão em sistema de rotação. Nas pré-escolas cada uma lava o pratinho e talheres que precisou para comer ou põe na máquina de lavar louça, enxugam e guardam ! Todos, absolutamente todos!

Além de um treino de coordenação motora, independência pessoal, é um exercício de respeito e integração social. E alguns talvez se surpreenderão, mas as crianças adoram e o fazem com muita calma e naturalidade!

Simone Clemens, pedagoga montessoriana pela associação Montessori de Aachen/Alemanha filiada a AMI – associação Montessori Internacional e especialista em superdotação na infância e na adolescência pela IFLW/Alemanha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s