Mala de Leitura visita Augsburgo

IMG_0464
Andrea Menescal lendo para as crianças

Pela 1. vez a mala de leitura vem a cidade de Augsburgo para visitar os brasileirinhos da região. Na mala veio desta vez, o “sapo Luiz” que muito alegrou as crianças com a sua história inusitada e de vocabulário bem trabalhado. Luiz nos contou que era um sapo como qualquer outro até que de repente uma princesa se interessou por ele. Esta princesa por sua vez, não era uma princesa comum. Era uma princesa que surpreendeu seu pai, o qual primeiramente esperava por um varão para herdar seu trono. O rei porém, para a surpresa de todos, ficou encantado com a menininha que logo ganha o título de princesa. Mas a tranqüilidade no reino fica ameaçada com o encontro da princesa com o sapo Luiz. O que acontece então, nós de Augsburgo não vamos revelar para não tirarmos de vocês o encanto de lerem o livro de Luiz Ruffato. O autor brasileiro acaba de ganhar o prêmio internacional de literatura Hermann-Hesse 2016 na Alemanha.

A importância do apoio ao bilingüismo

IMG_0477
trabalhando sapinhos de origami

Hoje sabe-se que o bilingüismo (uso de dois idiomas) é importantíssimo para o desenvolvimento da criança. O aprendizado de duas ou mais línguas durante a infância permite uma maior interação dos neurônios cerebrais, aumentando o grau de inteligência e influenciando positivamente no desenvolvimento geral da criança. Maria Montessori já na sua época apoiava o plurilingüismo (vários idiomas) como importante ferramenta para o desenvolvimento infantil. Assim como o convívio de crianças de diferentes nacionalidades e diversos idiomas contribui para a “educação da paz”.

A mala de leitura é um projeto que visa apoiar e incentivar o bilingüismo  através de encontros de famílias que falam Português e outro idioma. O objetivo principal é a preservação da língua de raíz  das famílias brasileiras que vivem fora do Brasil.

Além do desenvolvimento intelectual citado acima, a preservação da língua mãe e da língua de herança (idioma dos pais passado para os filhos), traz uma grande importância sócio-cultural. A pessoa que preserva seu idioma de origem preserva sua própria identidade cultural e social. Podemos até fazer um paralelo com uma árvore que para crescer precisa de raízes firmes.  A preservação da língua de herança é tão importante que países mais ricos e desenvolvidos mantém o aprendizado desta como parte integrante nas escolas. Ou seja, as crianças aprendem a língua de origem dos pais na própria escola paralela à língua do país onde vivem.

Porque é tão importante aprender a língua dos pais?

A criança filha de imigrantes traz consigo uma grande bagagem cultural do país de origem

IMG_0462
Simone Clemens lendo em Português para as crianças na biblioteca central de Augsburgo

dos pais. Mesmo nascendo e crescendo em um país diferente, esta criança, devido a sua educação, traz consigo um pouco do Brasil dentro de si. Ao aprender  o Português, ela tem uma visão geral da cultura brasileira, do modo de ser brasileiro permitindo que ela se  reconheça em muitos aspectos, passando a se entender melhor. Paralelamente ela é capaz de fazer comparações entre as diferenças da cultura de herança e da cultura do país onde vive. Tendo bases sólidas de comparação entre seus dois lados culturais o filho de imigrantes consegue situar-se sócio-cultural e emocionalmente com muito mais auto-confiança na sociedade onde vive. Ele é consciente de suas raízes e portanto torna-se pronto para respeitar e conviver em paz com outras culturas. Praticamente, a língua de herança traz entre outros os seguintes benefícios para nossos filhos:

  • as crianças se mostram claramente mais seguras e confortáveis no ambiente brasileiro (no exterior), tornando-se mais auto-confiantes para absorverem a cultura do país onde vivem
  • o laço entre os parentes residentes no Brasil e a família que vive no exterior torna-se mais firme, devido a alegria que traz a comunicação das crianças com avós, tios e primos
  • a criança passa a ter orgulho da língua e cultura materna, aumentando sua própria auto-estima e melhorando muito a sua relação com a família

na escola:

  • este aluno, filho de imigrantes que mostra a segurança de sua identidade sócio-cultural na escola, é um aluno mais equilibrado emocionalmente, que respeita as diferenças culturais de outras crianças
  • faz comentários inteligentes mostrando seus conhecimentos abrangentes de cultura geral
  • Ao falar com segurança, respeito e conhecimento sobre sua cultura de origem, este aluno leva o professor a conhecer e a respeitar ainda mais culturas diferentes, beneficiando indiretamente todas as outras crianças com o mesmo perfil
  • este filho de imigrantes que é consciente de sua cultura de raíz e tem uma visão positiva dela é um aluno bem-vindo que enriquece a sala de aula e o ambiente escolar.
IMG_0467
beijando o “sapo Luiz”, aprendendo feliz seu idioma de origem

Nem sempre é fácil cultivar esta língua de origem, todos nós sabemos disso. Porém tudo que é bom e precioso requer um certo trabalho. E com amor e paciência tudo é possível. Que convidemos a mala de leitura para as nossas cidades, que façamos encontros, que criemos outros projetos, que sejamos criativos para a preservação da nossa língua e cultura.

 

Simone Clemens, pedagoga montessoriana, especialista em superdotação na infância e consultora educacional

 

.

Anúncios

Um comentário em “Mala de Leitura visita Augsburgo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s