Análise morfológica à la Montessori

Substantivo, Verbo, Adjetivo, Advérbio, interjeição? Interessante e fácil para todos!

IMG_0048
Símbolos geométricos para a análise morfológica

Inserida no mundo da criança através de bichinhos da fazenda e símbolos geométricos coloridos e móveis, a análise morfológica se dá na pedagogia montessoriana muito mais cedo do que na escola tradicional. Enquanto nesta este tema começa mais ou menos no 6. ano do ensino fundamental, com Montessori ela começa assim que a criança é capaz de ler frases simples sem dificuldades!

Tanto faz se a criança tem 5, 6, 7 ou 8 anos de idade.  Montessori trabalha com o ensino individualizado, onde cada criança aprende de acordo com o seu desenvolvimento intelectual e interesse e não guiado apenas pela sua idade cronológica.

A análise morfológica e sintática tem papel importantíssimo na alfabetização, pois segundo Montessori, o aprendizado da leitura e da escrita está intimamente ligado ao entender da estrutura da linguagem.

Principalmente na nossa realidade atual onde muitas crianças e até jovens, leem , porém muitas vezes não entendem o que leem, a análise morfológica como ferramenta para o trabalho completo de alfabetização é fundamental e mais atual do que nunca! Como?

Para a análise morfológica, Montessori oferece vários materiais didáticos: o primeiro é a

IMG_0049
A fazendinha para a introdução sobre: artigo, substantivo, verbo, adjetivo

fazendinha, onde se aproveita o interesse natural da criança pelos animais para explicar conceitos como artigo definido e indefinido, substantivo e adjetivo. Também como material introdutório temos o caça ao verbo  vídeos 1 e 2 e a caixinha de palavras (onde é praticado os mesmos conceitos de artigo definido e indefinido, adjetivo, substantivo e adverbio). E terminando Montessori nos oferece a caixa de símbolos vídeos 1 e 2, onde a criança procura e define todos os elementos da análise morfológica.

Como os vídeos mostram, o aprendizado da análise morfológica de Maria Montessori, não se trata de uma coisa chata, teórica, a qual não faz parte do mundo da criança. Mas é uma forma agradável, extremamente simples e lúdica, inserida no mundo infantil, onde a criança tem prazer em aprender.

Não é raro, em reuniões de pais, quando lhes é mostrado como seus filhos aprendem as definições de Substantivos, Artigos definidos e indefinidos, Adjetivos, Advérbios, que os próprios pais, com um sorriso no rosto, digam: “Ah é isso? Eu nunca havia entendido direito na escola…agora entendi! Obrigada Montessori, depois de tantos anos, eu entendi “

Tanto o trabalho com a  fazendinha como com os símbolos geométricos, a criança está interagindo com todos os seus sentidos, visão, tato, olfato, audição, juntamente com movimento do corpo. A criança nunca fica parada, estática, passiva na pedagogia montessoriana. A criança é a parte principal, ativa no seu próprio processo de aprendizagem.

Os vídeos sobre o tema “análise morfológica montessoriana” apresentados no meu canal “Aprendendo com Montessori”, é um trabalho inédito em língua portuguesa. Orgulhosa e grata por estar podendo contribuir de forma tão especial para os interessados neste método. 27.06.2016

Simone Clemens, pedagoga montessoriana pela Associação Internacional montessoriana de Aachen na Alemanha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s