Montessori: só para ricos?

002255Em uma época em que a criança era vista como um pequeno adulto incompleto, como   uma folha em branco, a qual o adulto tinha que preencher como ele achasse correto,  Maria Montessori revolucionou trazendo novas descobertas e novos métodos!

Montessori começou a desenvolver seu método em uma clínica psiquiátrica para crianças abandonadas e carentes. Problemas psiquiátricos, psicológicos ou apenas dificuldades de aprendizado, eram tratadas em uma mesma instituição: “hospício”. A criança que não se adaptasse aos padrões  rígidos e pouco desenvolvidos da escola da época, principalmente as de famílias carentes, muitas delas eram mandadas para este tipo de “instituições”. Montessori, médica recém formada, a primeira da Itália, começa a observar estas crianças, a diferenciar seus problemas, suas dificuldades, e a criar um método que as ajudasse a superá-las ou pelo menos que as ajudasse a ter uma vida com mais qualidade. Preparava suas crianças com amor e dedicação. Quando estavam preparadas, as colocava para concorrer em condições de igualdade com as crianças consideradas “normais” da época, conseguindo tão bons resultados, que deixavam os pedagogos da época boquiabertos!

Com um sucesso muito acima do normal, sua fama começa a estender-se por todo o país.

Depois de alguns anos, por problemas pessoais, Montessori deixa o trabalho no hospital. Sem emprego, Maria recebe uma proposta do dono de uma fábrica. A proposta era se ocupar dos filhos de trabalhadores da fábrica enquanto seus pais estivessem trabalhando. Não que o dono da fábrica fosse “bonzinho” ou estivesse  tão preocupado com as crianças. Mas o motivo era: as crianças deixadas sozinhas, sem escola, sem ter com o que se ocupar o dia todo, começavam a depredar as casas feitas pela fábrica para abrigar os trabalhadores. O prejuízo era grande para o dono da fábrica, que achou que uma pedagoga poderia resolver seu problema e ainda sair mais em conta! Ela teria toda a liberdade para trabalhar com as crianças como quisesse, com o método que quisesse!

Maria Montessori começa a trabalhar com crianças carentes de um bairro muito pobre, do seu jeito, do seu método. O desafio era grande: crianças carentes de tudo: de saber, de carinho, de atenção, de alimentação, de higiene; provenientes de famílias muitas vezes quebradas, muitas de pais alcóolatras,  violência familiar…havia de tudo.

De um limão,  Montessori fez uma deliciosa e famosa limonada!

Destas crianças consideradas pela sociedade como “perdidas”, ela fez pessoas educadas,mm1951  socializadas, que sabiam ler e escrever, com bons conhecimentos gerais e que passavam para suas famílias, parentes e vizinhos todo tipo de conhecimentos úteis, como bons conceitos básicos de higiene e alimentação. Claro que o trabalho não foi só dela. Nunca é mérito de uma só pessoa. Existe sempre um trabalho em conjunto. Montessori trabalhou com os pais, com a comunidade.

Os pais faziam os móveis aos moldes infantis (adaptados aos tamanhos das crianças) e materiais didáticos de forma artesanal nos finais de semana em forma de multirão! Os pais eram  integrados à escola e ao trabalho da escola o máximo possível. Com o tempo e envolvidas no projeto, as pessoas daquela comunidade passavam a enxergar-se de outra forma, a ter consciência  da sua importância e da importância da sua participação na educação dos seus filhos.

Resumindo, o método Montessori não foi nem criado e nem desenvolvido só para uma elite financeira e social. Ele nasceu para a criança! E foi feito de modo a ser acessível a TODOS!

Leia, conheça os conceitos do método, veja vídeos sobre o método. Hoje com a internet não há distâncias! Apoiem novos professores, educadores que se interessem e queiram experimentar, seguir este método. Basta ter conhecimento de como pô-lo em prática, seus materiais são facilmente confeccionáveis de forma artesanal, onde é preciso mais capricho do que dinheiro! Neste caminho de Montessori acessível à todos, estou aqui para ajudar! Acreditem, é possível e real!

Visitem o canal, perguntem, participem, experimentem. Montessori é para todos!

https://www.youtube.com/channel/UCopjAzNCl7inelminGlumfg

Simone Clemens, pedagoga montessoriana pela associação de Aachen/AMI Alemanha, especialista em superdotação pela IFLW/Alemanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s