3 Princípios básicos da pedagogia montessoriana

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Método Montessori na Tanzânia

Montessori é para todos! No mundo inteiro há instituições com o método.

A pedagogia montessoriana é apoiada por várias colunas. Uma está interligada com a outra, formando um todo. Porém a fins didáticos podemos separar as 3 principais colunas que servem de alicerce a toda pedagogia moderna, inclusive a dos países nórdicos europeus tão elogiados e campeões máximos em estudos mundiais sobre educação.

Estas 3 colunas são:

  • A criança é o centro da pedagogia

  • O professor é um acompanhador no processo de aprendizado

  • O meio preparado

O método está para servir a criança no que ela precisa. A criança é o centro. Ela mostra o caminho a ser seguido no seu processo individual de aprendizado. A criança aprende ouvindo a sua motivação interior, incentivada e ajudada pelo meio preparado e apoiada pelo professor.

O papel do professor é de acompanhante no processo de aprendizado da criança. Ele ajuda, mostra caminhos, incentiva. O professor é um observador profundo, constante e ativo. Ativo pois ele observa e usa imediatamente suas observações para pensar em meios para apoiar cada criança. O ambiente preparado é a sua principal ferramenta.

Não há aulas frontais onde o professor diz a todos o que deve ser aprendido no dia. Onde o professor dita como deve ser aprendido. Onde todos aprendem um tema ao mesmo tempo.

Os passos não são iguais pois as pessoas não são iguais.

Cada criança segue seu  tempo e constrói seu próprio caminho. Pois a criança só aprende ao máximo, se houver uma motivação própria, que venha de si mesma.

 O meio preparado pode inspirar a criança  e/ou apenas oferecer os meios para que a criança aprenda o que sente necessidade no momento. O meio preparado oferece realização, concretização e inspiração para o aprendizado.

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Método Montessori na Macedônia

Na prática:

A criança entra em sala de aula onde muitos materiais dos mais diversos temas estão expostos em prateleiras de livre acesso. Cada criança escolhe com o que quer trabalhar de acordo com sua inspiração, impulso, vontade de aprender. A criança é livre para trabalhar só ou em grupo. O professor observa, anota, pensa em meios para ajudar e oferece sua ajuda direta individualmente ou para os pequenos grupos formados.

Claro que estes princípios só são viáveis no dia a dia se interligados com outros princípios como: liberdade com responsabilidade e disciplina, a união entre comunidade e escola e uma educação para a paz, com a conscientização de que o homem faz parte da natureza.

Simone Clemens, pedagoga montessoriana pela associação Montessori de Aachen /Alemanha – filiada à AMI Associação Internacional Montessori e especialista em superdotação na infância e adolescência pela IFLW/Alemanha.

 

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